domingo, 28 de dezembro de 2014

Matinhos – Mercado de Pescados

Neste domingo, 28 de dezembro parece que o verão começou pra valer. Voltávamos da Prainha que fica na entrada da baía de Guaratuba e resolvemos parar em Matinhos para conferir o Mercado de Pescados. Por volta de dez da manhã o sol estava rachando e o calor já beirava 30°C.

Matinhos fica bem no centro do Litoral urbanizado do Paraná. O município abriga diversas praias, desde a badalada Caiobá, até os balneários mais populares, como o Centro e as praias mais familiares e menos populosas ao norte.


Segundo o Blog Cultura de Matinhos, o espaço para a venda de pescados foi construído em 1996, mas desde 1966 os pescadores já comercializavam seus produtos em barraquinhas no mesmo local. Fica bem no Centro e junto ao mar.


O Mercado possui dezenas de boxes que vendem peixes inteiros, em filé e posta; camarões de diversos tamanhos, inteiros ou limpos, frescos e congelados; e também é possível encontrar outros frutos do mar como lulas, polvos e mexilhões.

Apesar de estarmos em alta temporada, da cidade estar cheia de veranistas que preferem comer pescados nesses dias quentes e de o Mercado de Percados estar cheio, os preços dos peixes e mariscos estavam somente um pouco acima do normal. A cavala que custa R$ 12,00/kg no Mercado de Paranaguá, saia por R$ 15,00 em Matinhos.

Enfim, se você está curtindo uma praia nessa simpática cidade, vale a pena passar no Mercado de Pescados de Matinhos. Se não souber cozinhar ou não quiser, pode levar uma conseva de mariscos ao vinagrete. Vai muito bem!

O Mercado Municipal de Pescados de Matinhos fica na Rua da Fonte, 642, de frente para o mar. 

Um comentário: