quarta-feira, 24 de junho de 2015

Festa da Tainha de Paranaguá começa nesta quinta


Inverno no Litoral é sinônimo de Tainha, muita Tainha. Nos dias mais frios do ano, o peixe se aproxima das praias em enormes cardumes o que resulta em fartura para as comunidades pesqueiras. É festa no Litoral.

Por isso, nesta época do ano, são realizadas as festas da Tainha em diversas localidades do Litoral Brasileiro. No Paraná não é diferente, e a Festa da Tainha de Paranaguá se consolidou como uma das maiores e melhor organizadas.


A 5ª Festa Nacional da Tainha começa nesta quinta-feira, 25 de junho e segue até o dia 12 de julho, um domingo. Serão, portanto, 18 dias de festa com três finais de semana. Nesse período, duas enormes tendas armadas na praça 29 de julho servem tainhas recheadas ou defumadas (cambira), além de outros pratos a base de frutos do mar.

As tendas são divididas em barracas organizadas por 16 comunidades pesqueiras, a maioria de Paranaguá, mas também de Guaraqueçaba, Pontal do Sul e Barra do Sul (SC). Por isso, a Festa tem uma importância social muito grande, pois gera emprego e renda nas comunidades que trabalham com a pesca artesanal.


Durante a festa, cerca de 20 toneladas do peixe são servidas nas tendas, e mais 40 toneladas são vendidas no mercado de peixes (in natura) ou servidas nos restaurantes da cidade. Isso sem contar os outros frutos do mar que chegam a 2,5 toneladas.

O Cardápio da Festa tem preços padronizados. No ano passado, uma tainha recheada com acompanhamentos que serve tranquilamente dois adultos custava R$ 40,00; portanto os preços não costumam ser proibitivos.

Além da comida, haverá shows musicais todos os dias (exceto às segundas) e a programação é variada, indo do fandango ao rock. Veja a programação de shows aqui.

Vamos conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário