quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Tempo de Almanaque - Exposição no SESC Paranaguá


Tempo de Almanaque é uma exposição que registra boa parte da história cultural e social do Brasil desde a década de 1930. Os almanaques de farmácia, que compõem a mostra, cumpriram em seu tempo um importante papel social de levar às famílias brasileiras informações sobre cultura, educação, saúde e lazer. A exposição é um passeio pela história do país.
Almanaques

Os almanaques de farmácia já ocuparam lugar de destaque nos lares brasileiros. Tanto é verdade que alguns exemplares vinham acompanhados por barbantes, para serem pendurados em paredes ou portas, ao alcance da família.

Estas publicações cumpriram, durante décadas, a função de informar e entreter. “Os almanaques faziam, por vezes, o papel de cartilha, auxiliando adultos e crianças na alfabetização e no aprendizado da leitura, ou atuavam como agentes de civilização e progresso, divulgando novos hábitos de higiene e colaborando com a prevenção de doenças e o saneamento urbano. Informações úteis eram reunidas ainda a jogos, textos literários, calendários, propagandas, cartas de leitores e passatempos”, revela Gabriela Varanda, autora do catálogo que é entregue aos visitantes da exposição.

Paranaguá é a primeira cidade a receber, em 2015, a exposição “Tempo de Almanaque”, no período de 3 de fevereiro a 19 de março. Todo o material que compõe a exposição é resultado da coleção da cuiabana, doutora em Literaturas de Língua Portuguesa e pós-doutoranda em Literatura Comparada, Yasmin Nadaf. Desde pequena, ela coleciona gibis, periódicos, livros e almanaques diversos.

A exposição conta a história dos pequenos livretos que já incentivaram a venda de perfumes e remédios, divulgaram hábitos de higiene, colaboraram com a prevenção de doenças e com o saneamento urbano, além de servirem como passatempo e material de leitura.

Fonte: SESC Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário