segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

As Parnanguaras - Sucesso de público com muitas gargalhadas!

A peça "As Parnanguaras" esteve em cartaz no final de semana de 15 e 16 de fevereiro no Cine Teatro Municipal Rachel Costa. Fomos à sessão de domingo, às 20h e nos surpreendemos com o que vimos.


Pra começar, o teatro é um encanto. Um belo e imponente casarão na Rua XV de Novembro,  bastante amplo e confortável. A plateia estava completamente lotada, inclusive com gente de pé no fundo ou sentada nos degraus dos corredores. Tentei contar as cadeiras da parte de baixo e cheguei ao número aproximado de quinhentas pessoas. O balcão acima também estava lotado, calculo que pelo menos seiscentas pessoas assistiram ao espetáculo.

A peça é uma comédia rasgada que trata dos costumes e explora os estereótipos das mulheres de Paranaguá. Entre as parnanguaras estavam a gordinha sonhadora, a virgem safada, a beata desbocada, o noiva abandona, a travesti prostituta e até a bichinha afetada; cada uma com seus trejeitos e seu bordão que logo conquistaram o carinho e arrancaram muitas gargalhadas do público.


O roteirista e diretor, Ari Rodrigues, acertou em cheio nas referências culturais populares. Lá estavam o funk da Anita, o “sertanejo dor de cotovelo”, as novelas da rede globo, o carnaval, etc.; mas também os bairros, avenidas e praças de Paranaguá. Isso tudo sem falar num grande número de piadas de referência local que perdi, pois só estamos morando aqui há dois meses!



A peça em si, me pareceu longa, perdendo um pouco o ritmo por vezes. A atriz Kelen Liz, rouba a cena a maior parte do tempo com sua beata desbocada. O uso de microfones por alguns atores deixou as interpretações desiguais, mas nada que comprometesse o brilho do espetáculo que contou com figurinos e maquiagem excelentes.


Bom, para quem está chegando agora como eu, à impressão que fica é de uma cidade muito viva, com uma cultura local vibrante, que não nega a grande indústria cultural nacional, mas não está anestesiada por ela. 



A qualidade das fotos não é a ideal pois eu estava no meio da platéia, a quatro filas do fundo. Mas fica o registro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário