quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Novos adereços na paisagem

Uma das coisas que ouvimos muito quando chegamos aqui é: "Ah, pode ficar tranquilo, aqui é sussegado",  não tem "nóia", "pode dormir com as portas abertas, que ninguém entra".

"Acreditamos" e ficamos com o prejuízo financeiro, com a insegurança, e com a tristeza de perder muitos arquivos pessoais que estavam nos dois notebooks meus que foram levados. O prejuízo financeiro foi de uns 5 mil... O resto não tem como calcular.

Hoje foi instalada essa espiral chamada de concertina pra embelezar os muros, que já não eram baixos. Além dela, a gente já vê o sol nascer quadrado há uma semana, e vamos ter muitas trancas nas portas da frente e dos fundos.



Bandido bom é bandido ...

Nunca fui do tipo que acha que "bandido bom é bandido morto"; nem preso... Nunca pensei que "bandidagem" do tipo que pula um muro e entra numa casa pra furtar seja caso de polícia e pronto. Não acho que segurança pública dependa só da polícia. Mas fui à polícia e fiz boletim de ocorrência, pois esse é o mundo em que vivemos.

Numa realidade de consumismo e desigualdades gritantes, ninguém esta seguro. Nem eu estou imune ao consumismo de brinquedos como câmeras, lentes, computadores, som, tv, celular...

Mesmo acreditando que exista, não vou indicar a solução pra esses problemas... Mas podemos pensar que esses problemas não são de segurança em sí. A insegurança é só um dos resultados.


Posso viver com grades nas janelas, trancas nas portas e ferpas cortantes nos muros. Mas seria bem melhor se não precisasse de nada disso.

3 comentários:

  1. é meu irmão, é dura essa realidade. Muito duro trabalhar tanto pra conseguir ter as coisas e do nada alguém levar o que você conquistou com muito suor, sem falar daquilo que foi construído ao longo de tanto tempo, como o conteúdo do que se vai... infelizmente já fui furtado 3 vezes e roubado (mão armada) 2 vezes... o sentimento de impotência, especialmente no roubo é enorme e frustrante... nessas horas dá vontade de ter nascido suiço, belga, americano... enfim... o Brasil é maravilhoso... mas a segurança e o respeito ao próximo não estão na pauta... hj vivo num bunker: minha casa tem grade, alarme, seguro, etc... e a gente reza tbm... para as fotos e arquivos pessoais recomendo o Dropbox fica tudo na nuvem e você não perde. Forte abraço

    ResponderExcluir
  2. Sempre desconfie que uma cidade portuária, ainda que pequena possa ser segura e sossegada...

    ResponderExcluir