quinta-feira, 20 de março de 2014

Aquário de Paranaguá


Fui ao Aquário pela segunda vez. Agora sozinho, num dia de semana e com câmera pra registrar o que fosse possível. O local foi inaugurado em janeiro, após anos de atraso. Resulta de uma compensação financeira paga pela empresa Catallini pelos impactos ambientais da explosão do navio Vicuña, em 2004, na Baía de Paranaguá.


O Aquário expõe aos seus visitantes mais de cem espécies, divididas em 23 tanques de água doce e salgada. Os visitantes podem ver de perto pinguins, raias, tubarões, recifes de coral, manguezal e outras representações aquáticas. Além disso, existem dois tanques de toque, nos quais serão possíveis ter experiências sensoriais com animais invertebrados e raias.


Confesso que fiquei um pouco decepcionado. Imaginava tanques amplos, realmente grandes; mas a maioria deles tem cerca de três metros de largura, dois de comprimento e dois de profundidade. Há algumas semanas foi anunciada a inauguração de um tanque maior, para tubarões e peixes de alto mar, mas esse também me pareceu pequeno, além de ter a visão bem prejudicada pelo reflexo da iluminação natural da sala do manguezal que fica ao lado. 

 Isso tudo sem falar na peninha que dá ver aqueles animais fora do habitat natural. 


Mas, apesar de tudo, é um belíssimo espetáculo. As pessoas ficam realmente emocionadas em ver os peixes, crustáceos, moluscos, etc. de pertinho, vivos. A estrutura de guias é bem legal, há telas de TV junto aos aquários informando as espécies contidas em cada um, e o prédio é bem confortável. Há espaço para projeção de vídeos, ambientes educativos, e um mirante com vista para o Rio Itiberê. 




Aliás, a localização do aquário é perfeita, do lado dos mercados de peixe e mariscos, do mercado municipal, pertinho da passarela para a Ilha dos Valadares, junto da Rodoviária, na beira do Rio Itiberê. O entorno do aquário está cercado com tapumes anunciando uma revitalização geral na área, incluindo um novo mercado de peixes e ostras, novos cais para os barcos de turismo, etc. Quando tudo isso estiver pronto, a cidade vai ficar ainda mais credenciada ao turístico.

A vista do mirante para o Rio Itiberê

O entrada do aquário custa R$ 20,00, mas os parnanguaras que comprovarem residência pagam metade, assim como crianças e idosos. 

Recomendo. 

O texto contém informações do site g1.com e do site do Aquário: www.aquariodeparanagua.com.br


 Mais fotos do aquário na página do Xis Foto no Facebook: clique aqui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário