domingo, 11 de janeiro de 2015

Barra do Saí – Guaratuba

No extremo sul do Litoral do Paraná fica um lugar encantado chamado Barra do Saí. O Rio Saí-Guaçu serpenteia por entre manguezais até desaguar no mar de maneira calma, protegido por uma pequena ilha que fica a poucos metros da praia. Esse Rio é a divisa entre Paraná e Santa Catarina.

A foz do Rio Saí-Guaçu forma uma pequena baía mais que propícia para banho. Com a maré baixa, é possível alcançar a pequena ilha a pé. A travessia da pequena baía também não é difícil para quem souber nadar.


Do lado do Paraná, estamos no final do Município de Guaratuba. Há uma pequena estrutura de bares restaurantes e pousadas familiares.


Do lado de Santa Catarina fica o Município de Itapoá. Não há urbanização próxima e a natureza está bem preservada. Isso foi possível pois logo há mais uma barra, a do Rio Saí-Mirim. Como os nomes indicam, o Saí-Guaçu é o maior e o Saí-Mirim, menor. Os dois rios são como irmãos formando um belo estuário, muito procurado para pesca. 


O acesso é a partir da PR 212, numa das rotatórias no caminho de Guaratuba para a BR 101. A estrada é excelente, totalmente asfaltada. O lado negativo é que para proporcionar o acesso e construir loteamentos, um longo trecho de mangue foi e está sendo aterrado.

Um comentário: