segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Carnaval no Litoral, quem vem?

Passar o Carnaval no Litoral é um clássico. É o último grande feriado das férias e marca o fim da temporada de verão nas praias. Nesses dias, as praias, hotéis e pousadas ficam lotadas. Todos querem dar mais um mergulho e curtir um sol. Mas não é só de praia que é feito o Carnaval do Litoral, muito pelo contrário.

É nas cidades de Paranaguá e Antonina que acontecem os carnavais mais tradicionais e animados do Paraná. As duas cidades históricas têm forte tradição nas folias de Momo, com bailes públicos e diversas atrações que valem a pena conferir.
Em Antonina a folia começa na sexta-feira 13 (ops!) às 21 horas com a abertura oficial seguida de baile público movido a trio elétrico. Nos dias seguintes a festa continua todas as tardes na Ponta da Pita com som mecânico; e a noite no centro da cidade, com desfiles de blocos, escolas de samba, concurso das escandalosas e blocos de sujos.

O Carnaval em Antonina é bem democrático e alegre. Este ano não haverá camarotes ou arquibancadas, então a folia será na rua mesmo, no calçamento. Famílias inteiras se fantasiam e vão pras ruas, o que é, no mínimo, bem engraçado.

Em Paranaguá a programação é parecida, mas tem mais detalhes. Já tivemos o Banho à Fantasia (ou abadá?) que foi nesse domingo (08) e reuniu mais de 30 mil pessoas segundo estimativa.

Também antecedem o Carnaval Mostra Carnavalesca no Teatro Municipal Rachel Costa e a Apresentação de Marchinhas na Praça Fernando Amaro, ambos durante esta semana. Na sexta-feira há eterna disputa dos clubes com os bailes do Vermelho e Preto, do Vermelho e Branco e do Azul e Branco.

Os Blocos Carnavalescos e Escolas de Samba desfilam dias 14 e 15 na Avenida Maximiano da Fonseca. Ainda há bailes de fandango no Mercado do Café, o Baile Tricolor, apresentação do Boi de Mamão do Mandicuera, Baile à Fantasia no Clube Literário, sem falar no Carnaval da Ilha do Mel.... Ufa! Confira a programação completa aqui.

Em Morretes também há Carnaval de Rua de 13 a 17 de fevereiro na rua da Estação. Confira os detalhes aqui.

Nas cidades praianas: Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná também haverá carnaval de rua; mas, sem demérito, nada que se compare com os eventos de Antonina e Paranaguá. Então fica a dica para quem vier para as praias, fica tudo tão perto... separe um noite ou duas para conferir a folia nessas cidades que esbanjam alegria e tradição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário