quarta-feira, 18 de maio de 2016

Seleção de aprendizes para fabricação de instrumentos do Fandango


O projeto Artesanias Caiçaras, que trabalha a sustentabilidade do Fandango através da construção de instrumentos musicais, está selecionando oito aprendizes que serão bolsistas no projeto.

A iniciativa é da Associação Mandicuera, realizada a partir do Edital de Chamamento Público n° 03/2014 de Apoio e Fomento à Salvaguarda de Bens Registrados como Patrimônio Cultural do Brasil, e viabilizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Trata-se do ensino, aprendizagem e difusão da construção de instrumentos musicais caiçaras (viola, rabeca, adufe), bem como do universo sócio-ambiental e cultural a eles relacionados. O (a) novo (a) contratado (a) deverá atuar entre os meses de junho de 2016 a fevereiro de 2017.

Aos bolsistas selecionados deverão participar das oficinas (realizadas em Paranaguá), da construção dos instrumentos, viagens de campo e demais atividades vinculadas ao projeto.

A seleção sera realizada entre os dias 17 e 23 de maio, e é aberta a toda a comunidade e irá considerar, entre outros pontos, vivências com o fandango e com a cultura caiçara. Os oito aprendizes selecionados também receberão bolsas para auxiliar com transporte e alimentação.


As fichas de inscrição e o edital estão disponíveis no Museu de Arqueologia e Etnonologia (MAE), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Paranaguá. A ficha também poderá ser baixada pelos links abaixo e enviada ao email artesaniascaicaras@gmail.com.

O resultado da seleção será publicado até o dia 01 de junho, por meio de edital afixado no MAE e também publicado na fanpage do projeto e no site da Associação. Os aprendizes selecionados, e toda a comunidade, também serão convidados a participar da Aula Inaugural do projeto, que será realizada no auditório do MAE, no dia 03 de junho, às 18 horas.

A aula contará com uma breve apresentação do projeto e com demostração dos mestres luthiers Aorélio Domingues e Cleiton do Prado, que atuarão como oficineiros, ensinando técnicas de construção de violas, rabecas, machetes e adufos.

São apoiadores do projeto o Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Paranaguá, e o Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT), da Universidade Federal do Paraná, que auxiliam na preparação do processo e do material pedagógico do projeto que, além da construção dos instrumentos, trará debates acerca de questões sócio-ambientais, como o acesso de comunidades tradicionais a recursos naturais e o manejo da caxeta.

As inscrições devem ser feitas até o dia 23 de maio, impreterivelmente. E o edital e ficha de inscrição podem ser acessados através dos links abaixo.

Edital: https://goo.gl/FXiHg6
Ficha de inscrição: https://goo.gl/dH9ccm (word) | https://goo.gl/C4mKT2 (PDF)

2 comentários: