segunda-feira, 3 de abril de 2017

Coletivo de artistas publica carta aberta e pede audiência com prefeito para reverter o desmonte da Cultura em Paranaguá

O Coletivo se reuniu no dia 24 de março na Casa Buena Vista


Um coletivo de artistas, intelectuais, agentes culturais e simpatizantes do setor se formou em Paranaguá para tentar reverter o desmonte da área da Cultura na administração municipal. O grupo que conta com cerca de 80 participantes protocolou um pedido de audiência com o prefeito Marcelo Roque (PV) para reivindicar, entre outras medidas, o retorno da Fundação Municipal de Cultura ou a criação de uma secretaria específica para o setor.

O coletivo redigiu uma carta aberta (veja abaixo) que será apresentada ao governante municipal. Além do retorno de um órgão municipal exclusivo para a Cultura, o grupo pede a aprovação do Plano Municipal de Cultura e a criação do Fundo Municipal para o custeio de projetos culturais pela lei de incentivo.

A antiga Fundação Municipal de Cultura (FUMCUL) foi extinta e anexada à área de Turismo durante o processo de transição da gestão municipal em dezembro de 2016. Há duas semanas, o prefeito fez uma nova fusão, anexando a cultura e o turismo à secretaria de esportes.

Para os integrantes do coletivo, essa decisão é prejudicial para todas as áreas. Segundo Aorélio Domingues, Mestre Fandangueiro do Grupo Mandicuera, a união da cultura, turismo e esportes numa só secretaria é ruim para todos. “O desmonte da área da Cultura põe em risco todo um acúmulo elaborado no plano municipal de Cultura e na adesão ao Sistema Nacional de Cultura”, afirmou.

“Paranaguá possui duas manifestações culturais que são patrimônios imateriais registrados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Fandango Caiçara e a Língua Guarani. Possui diversas outras manifestações que vão desde as artes à culinária, passando pelo carnaval e pela arquitetura colonial. Tudo isso vai ficar abandonado e muita coisa deve se perder sem uma Secretaria ou Fundação que desenvolva políticas culturais para a cidade.”

“E os vereadores, que são pagos para fiscalizar o prefeito, deram 'carta branca' se anulando totalmente e abrindo mão de sua função legal. Não foi para isso que eles foram eleitos. A iniciativa do prefeito de economizar recursos públicos é louvável, mas essa economia deverá trazer graves prejuízos para a cidade, não só na área da Cultura, mas também no turismo e nos esportes.” Afirmou Aorélio.

Agora o Coletivo aguarda a confirmação da audiência para que se abra um canal de diálogo do setor com a administração pública e que as reivindicações sejam atendidas.

Leia a seguir a carta elaborada pelo Coletivo: 

CARTA ABERTA CONTRA O DESMONTE DA ÁREA DE CULTURA NA 
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PARANAGUÁ


Paranaguá, 03 de abril de 2017

Os artistas, produtores culturais, educadores do setor e simpatizantes das Artes e da Cultura de Paranaguá, reunidos no dia 24 de março de 2017, considerando a extinção da Fundação Municipal de Cultura de Paranaguá (FUMCUL), a anexação da área de Cultura à área de Turismo na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo no final do ano de 2016 e, por fim, considerando a recente anexação das áreas de Cultura e Turismo à Secretaria de Esportes e Lazer, resolveram reunir-se e reivindicar: 

1. O retorno da Fundação Municipal de Cultura de Paranaguá (FUMCUL) ou a criação de uma Secretaria Municipal de Cultura como espaço da administração municipal para o desenvolvimento e a aplicação das políticas públicas de Cultura nesta cidade;

2. Que o órgão municipal dedicado à Cultura tenha uma gestão participativa, com o planejamento de ações debatido e decidido em espaços democráticos como o Conselho Municipal de Políticas Culturais, o Fórum Municipal de Cultura e a Conferência Municipal de Cultura, espaços construídos com consulta à população e ao setor artístico e cultural e que se tornaram referência à gestão sobre Cultura neste município;

3. A gestão do patrimônio histórico material e imaterial municipal deve ficar sob a responsabilidade da área da Cultura na administração municipal, inclusive no que diz respeito às ações de conservação e restauro dos bens culturais móveis e imóveis do município e ao desenvolvimento de ações voltadas à museologia e à educação patrimonial;

4. A organização do Carnaval, a interface com as Escolas de Samba e Blocos também devem ficar sob os cuidados da área da Cultura. Outros eventos como a Festa da Tainha, a Feira das Nações, a Festa da Nossa Senhora do Rocio, da Nossa Senhora dos Navegantes, também devem ter a participação do órgão da Cultura na sua organização, valorizando seus aspectos culturais e fortalecendo a identidade local;

5. A Prefeitura deve retomar o trâmite para a devida aprovação do Plano Municipal de Cultura junto ao poder legislativo municipal;

6. A criação do Fundo Municipal de Cultura para administrar os recursos da lei de incentivo à Cultura; 

7. A elaboração, publicação e execução regular de editais públicos para projetos culturais; 

8. A administração municipal não deverá competir com os artistas pelos recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. As ações da Prefeitura na área devem ser custeadas com recursos provenientes do orçamento municipal para o setor. 

9. O aumento do orçamento da Cultura e amplo debate sobre a utilização das verbas do setor.

10. Abrir um espaço de diálogo que traga os indígenas e/ou representantes por eles escolhidos para o cenário de fortalecimento de uma interlocução em torno de suas demandas de tal modo a propor modos de atuação que demonstrem disposição para construir em conjunto projetos de interesse dos indígenas de Paranaguá e região.

Nossas reivindicações serão apresentadas ao Prefeito e aos Vereadores de Paranaguá.


JUSTIFICATIVA:

A cultura não se resume às artes. A cultura é a língua, o jeito próprio de falar, o dialeto local. A cultura é a culinária, o pirão de peixe, a tainha cambira, o barreado. A cultura e a necessidade dela é o que determina a educação pública, é o que baliza a saúde. A cultura se manifesta no modo como a população lida com o próprio lixo e como combate ou deixa de combater os focos do mosquito da dengue. 

A cultura é o que move o povo no cortejo da Nossa Senhora do Rocio e também o que enche a Praça Mario Roque no encontro Paranaguá Motos. A cultura é o que possibilita que construções com 100, 200, 300 anos continuem de pé, em bom estado, ajudando a contar uma história que começou muito antes de nós, e continuará por muito, muito tempo depois que deixarmos de existir nesta terra.

Uma cidade como Paranaguá (e qualquer outra que se queira desenvolvida) não pode se dar ao luxo de desistir de seu maior patrimônio, que é seu povo com toda a sua cultura. Sem cultura a cidade não existe. 

Mas as artes têm importância central nessa visão. Uma cidade precisa de artistas, músicos e músicas, cantadores, cantoras, escritoras, atrizes, atores, poetas, dançarinas, fotógrafos, pintoras, escultores, cozinheiras, cenógrafos, arquitetos, entre tantos outros. E também precisa de gente que não seja nada disso, mas aprecie o bom prato local, o som da rabeca, a aquarela retratando o Centro Histórico... É disso que a cidade é feita, da cultura do seu povo. 

Assim, é tendo em vista essa tessitura de muitos sentidos que se movimentam em torno de uma noção de cultura como tudo aquilo que vem do povo e que em Paranaguá circula entre suas ruas antigas, suas muitas ilhas, seus saberes locais e a riqueza de sua diversidade que reivindicamos um olhar mais profissional, cuidadoso e responsável para esse complexo conjunto de práticas artísticas e culturais e para todos aqueles que, de um modo ou de outro, tocam, interpretam, moldam, pintam, dançam, cantam, fotografam, escrevem, falam, filmam e desenham uma Paranaguá que resiste a passagem do tempo e se reinventa em respeito às suas tradições e à cultura de seu povo. 

ASSINAM ESSA CARTA

1. Abdul Assaf – Professor de Língua Portuguesa, Poeta e Artista Plástico
2. Adriana Alves – Arte-educadora
3. Adriano Barrozo Mendes – Artista Plástico e Professor de Arte
4. Adriano Delfino – Músico, Professor
5. Amanda Culti Zacarias – Bióloga, Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento e integrante do Canoa Instituto Socioambiental Costeiro
6. André Maurício de Aguiar Marques – Músico
7. Antônio Galvão – Professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Paranaguá e Membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Paranaguá (2013 - 2016)
8. Aorelio Domingues – Mestre da Cultura Popular e Cenógrafo
9. Ary Giordani – Músico e professor (UFPR)
10. Aurilene Barrozo – Representante da Associação dos Artesãos
11. Beni Moura Cardozo – Artista Plástica e Historiadora
12. Breno Sampaio – Showmam, Cantor e Ator
13. Caetano Pires – Presidente da Associação de Cultura Popular Mandicuera
14. Camila Fortunato – Escritora e Professora
15. Carolina de Andrade Mello, oceanógrafa, mestre em Sistemas Costeiros e Oceânico e integrante do Canoa Instituto Socioambiental Costeiro 
16. Cynthia Bresser – Publicitária, Designer (Colaboradora de Projetos Culturais, Sociais e Ambientais)
17. Danielle Fortes – Produtora Cultural
18. Deise Picanço – Docente UFPR
19. Denni Capetta – Diretor da Associação Lendário Caiçara, Artista Plástico, Pedagogo, Arte Educador e Ator
20. Dimanche Koslosk – Artista plástico, professor e restaurador de móveis antigos
21. Diogo Rodrigues Alves – Diretor de Arte, Artista Plástico, Artesão, Presidente da Associação Parnanguara de Artes Visuais (APAV)
22. Edson Cirino Inácio Faust – Supervisor de operações de RX
23. Elaine Lovato Alexandrino – Professora e Artista Plástica
24. Elizangela Sarraff – Arte-educadora e Artista Bonequeira
25. Eloir Paulo Ribeiro de Jesus (Poro) – Músico, artesão e gordo
26. Fabiano Vicente Elias – Advogado
27. Francelino Corrêa Neto – Professor de História e Geografia
28. Franciele Lisboa de Almeida – Antropóloga, Professora do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Paranaguá
29. Franciele Paula da Silva Vieira  – Assistente Social
30. Getúlio Raven – Conselho Tutelar
31. Gilka Correia  – Psicóloga e Professora, Pres. do Centro de Letras de Paranaguá “Leôncio Correia”.
32. Gilmara Gastaldon – Advogada
33. Gilvan Santoamaro – Diretor de teatro, membro do Conselho Municipal de Cultura 
34. Giovana Gastaldon – Pedagoga
35. Giselle Bachstein, Engenheira Química, Mestra em meio ambiente e desenvolvimento UFPR e integrante do Canoa Instituto Socioambiental Costeiro
36. Guilherme Caldeira – Oceanógrafo, Doutorando em meio ambiente e desenvolvimento, Vice-Presidente do Canoa Instituto Socioambiental Costeiro 
37. Guilherme Costa – Músico, cantor e compositor 
38. Guto Quenehen – Ator
39. Hermes Goldenstein Júnior – Professor da rede estadual e dirigente sindical
40. Hugo Juliano Hermógenes – Oceanógrafo, Doutorando em meio ambiente e desenvolvimento, Membro do Canoa Instituto Socioambiental Costeiro
41. Irajá Santos – Artista
42. Isabele Alionço Neves – Estudante de Licenciatura em Artes e Atriz
43. Ivan Lapolli Filho – Advogado, membro do Centro de Letras de Paranaguá
44. Ivan Souza (Ivanovick) – Fotógrafo e Professor de Língua Portuguesa
45. Jader Cordeiro – Músico
46. Jandira Gonzaga – Produtora Cultural, ex-presidente do Conselho Municipal de Cultura
47. Janelize Nascimento Felisbino – Apreciadora das artes e da cultura parnanguara
48. Jefferson Eckelberg – Professor Pedagogo, Presidente da Paranaguá Criativa
49. João Ricardo Guimarães Gonçalves – Funcionário Público Estadual, Coordenador da Casa Cultural Prelúdio, Coordenador da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB - Grupo Paranaguá)
50. Jorge Borba – Ator, diretor de teatro, designer gráfico
51. José Reis de Freitas Neto – Empresário do ramo alimentício
52. Juliana Pretto – Escritora, Docente de Língua Portuguesa e Espanhola IFPR Campus Paranaguá
53. Julio Cristiano de Souza Corrêa – Ator, Diretor, Ator Bonequeiro e Diretor de produção
54. Leislon Piantá – Estudante de Mecânica IFPR Campus Paranaguá
55. Lourenço Gaspar Guebur – Assistente Social
56. Luiz Carlos Aguiar Junior – Advogado, Diretor do Grupo Folclórico Mestre Romão
57. Lygia Itiberê – Produtora cultural
58. Manoel Valdemar Barbosa Filho – Advogado e aluno
59. Marcelo José Cardozo Dias – Professor, Administrador, Delegado da Seccional de Paranaguá do Conselho Regional de Administração
60. Marcos Piantá – Artista plástico e artesão, membro do Conselho Municipal de Cultura
61. Maria Fernanda Cherem – Bióloga, doutorada em meio ambiente e desenvolvimento integrante do Canoa Instituto Socioambiental Costeiro
62. Maria Nysa – Delegada de Polícia NUCRIA
63. Marli Torrão – Artesã 
64. Marília Cavallari – Regente coral e pianista
65. Mary Ellen Luciano – Geógrafa, Coordenadora da Casa Buena Vista e Diretora de Projetos da Paranaguá Criativa.
66. Mirian Mathias – Presidente Associação dos Moradores da Ilha dos Valadares
67. Natália Tavares de Azevedo – Socióloga, Docente da UFPR Litoral, Presidente do Canoa Instituto Socioambiental Costeiro 
68. Nayara Soares – Atriz, musicista
69. Osmar Salgado – Músico, compositor
70. Patrícia Martins – Antropóloga Docente IFPR Campus Paranaguá
71. Paulo Ras – Publicitário, jornalista e escritor
72. Philipe Gastaldon Martinez – Estudante de comunicação social e publicidade
73. Pilda Costa – Ator e Diretor de Teatro, Arte-educador
74. Rafael Palotino – Artista plástico, músico e arte-educador
75. Regina Kuvada – Professora 
76. Renan Carneiro da Silva – Discente Ciências Sociais IFPR Campus Paranaguá
77. Robson Cordeiro – Músico e acadêmico
78. Rogério Soares – Ator
79. Ruddy Keylor Castillo Rojas – Ator, Bonequeiro e Músico
80. Rosely de Fátima Rocha – Artesã
81. Samyra de Macedo Bezerra Capetta – Produtora Cultural
82. Suely Alípio dos Santos – Artesã 
83. Sueli Costa – Pedagoga e Atriz
84. Thiago Mafra – Oceanógrafo, Doutorando em meio ambiente e desenvolvimento e  membro do Canoa Instituto Socioambiental Costeiro 
85. Thiago Lemes – Músico, compositor
86. Vanessa Maria Bruning de Souza – advogada
87. Wagner Luíz Peixoto da Silva (Wag) – Compositor
88. Waldemir Marques dos Santos – Karai mirim Indígena
89. Wanderlem Firmo da Silva Júnior – Cantor
90. Welington Freire Alves – Produtor musical e professor de piano
91. Zeca Martins – Mestre do Fandango Caiçara

Atualizado em 05/04/17

Esta carta está aberta para adesões. Caso queira assinar, entre em contato por e-mail: ivan.ivanovick@gmail.com ou pelo Whatsapp 41 98499 3004 – Ivanovick.

2 comentários:

  1. O desmonte tem DNA federal, vem de #foratemer, passa pelo desgovernados BetoHITLERicha e chega nas prefeituras que se identificam com esta ideologia do Estado Mínimo. Só a LUTA COLETIVA pode resistir neste momento. CTB-PR EDUCAÇÃO

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo, Professor. Estado mínimo servindo somente aos ricos. Mas vamos resistir.

    ResponderExcluir