quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Exposi-AÇÃO abre dia 6 com obras dos alunos das oficinas da Secultur

Foto de Ari Wagner Coelho, da Oficina de Fotografia.

Será na próxima segunda-feira, dia 06 de novembro, a abertura da Exposi-AÇÃO, mostra da produção dos alunos das oficinas culturais da Secretaria de Cultura e Turismo de Paranaguá.

O evento terá início às 19 horas na Casa Monsenhor Celso. A mostra se estenderá durante todo o mês de novembro e contará com exposição de Pintura, Fotografia e Artesanato; e apresentações de Teatro, Música, Dança, Fandango, Capoeira e Grafite.

A Casa Monsenhor Celso vai abrigar as exposições de Pintura e Fotografia. A Pintura tem como oficineiro Dimanche Koslosk que já desenvolve essa oficina há anos e conta com dezenas de aprendizes. Ele desenvolveu uma técnica própria de pintura com relevo que é sua marca.

Já a Fotografia, com o oficineiro Ivanovick, está na primeira turma, mas já mostra bons resultados que poderão ser conferidos na exposição.

A atual fase das oficinas iniciou em julho deste ano. A extinção da Fundação Municipal de Cultura e a publicação de um Edital próprio pela Prefeitura para a contratação dos oficineiros criaram uma série de desafios, mas colocaram o trabalho dos artistas em um novo patamar.

Ainda existem dificuldades de estrutura e atrasos nos pagamentos dos oficineiros, mas os gestores do setor demonstram vontade de superar os desafios e criar condições para que a cultura e a arte tenham espaço e condições de proliferar em Paranaguá.

Vale a pena conferir!



Leia a seguir a matéria publicada pela Prefeitura de Paranaguá:

Programa Exposi-AÇÃO será desenvolvido por alunos das oficinas da Secretaria de Cultura e Turismo

Atividades ocorrerão em casas históricas do Município e em pontos de circulação popular de Paranaguá

Começa no dia 6 de novembro a Exposi-Ação, com atividades ocorrendo em casas históricas do Município e em pontos de grande circulação de pessoas.

O programa é o momento em que as diversas manifestações artístico-culturais - resultado das oficinas oferecidas e coordenadas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Paranaguá e desenvolvidas pelo empenho dos profissionais específicos de cada área artística - terão espaço para garantir a expressão plena dos trabalhos desenvolvidos nas oficinas.

"O programa vai unir a vocação, a revelação de talentos e o amor pela arte no sentido da edificação humana pela sensibilidade que a arte desperta no ser", disse Ceres Martins, diretora de infraestrutura turística.

A programação da Exposi-AÇÃO abrangerá exposições fixas durante o seu período de duração nas diversas casas da Secretaria com obras na área das artes visuais como pintura e fotografia realizadas pelos alunos das oficinas que, sob a apurada orientação de seus mestres, retrataram aspectos e paisagens genuínas da cidade. Também registraram as belezas do processo de aprendizado artístico nas diversas manifestações representadas pelas lentes e pincéis guiados por orientação sensível e compromissada.

E não fica só por aí!... Intervenções das manifestações culturais dinâmicas como recitais de música, apresentações de teatro, de dança, serão realizadas em diferentes locais da cidade onde há circulação de muitas pessoas promovendo manifestações de arte urbana e cultura popular.

Enfim, o programa Exposi-AÇÃO é o momento de encontro da arte com o público em que a Secretaria de Cultura e Turismo abre suas portas para a livre apreciação do público em geral.
A iniciativa começará no dia 6 de novembro e seguirá até o dia 2 de dezembro. Cada atividade, local e horário será divulgada antecipadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário