segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Praça de Alimentação na Ilha do Mel

Existe uma Praça de Alimentação no Mar de Fora, localidade de Encantadas, na Ilha do Mel. Existe, mas está fechada há meses. Ela era a única opção para consumo de bebidas e alimentos naquela belíssima praia. Isto tem causado transtorno aos turistas e às famílias de nativos da Ilha, que trabalhavam nos estabelecimentos da Praça.

O local foi construído pelo Instituto Ambiental do Paraná como uma forma de compensar as famílias que antes tinham comércios na área de restinga. Porém, foi fechado há 9 meses numa ação do Ministério Público, por falta de renovação das concessões.

Há um movimento dos nativos pedindo a reabertura da Praça. A comunidade está passando por sérias dificuldades financeiras e psicológicas, já que a principal fonte de renda lhes foi tomada, sem aviso prévio, pelo poder público.



Por trás do fechamento do espaço, estariam interessem privados obscuros que visam tirar o comércio da região e legitimar outro tipo de empreendimento. Mas o povo local está ali há décadas e tem todo o direito de trabalhar de maneira digna para garantir seu sustento.

Com a palavra o IAP e o governo do Estado. A Prefeitura de Paranaguá também pode desempenhar um papel importante neste caso. Para quem quiser saber mais detalhes, acesse a página do Movimento Reabre a Praça – Ilha do Mel, no Facebook.

Foto Jhennifer Valentim. As fotos anteriores são do Facebbok.

2 comentários:

  1. A ação do Ministério Público se baseou em que?

    ResponderExcluir
  2. Levei amigos para conhecer e almoçar na ilha. Falei tanto para eles da gastronomia deliciosa da praça de alimentação, que fiquei arrassada qdo encontrei fechada e abandonada.Era um espaço maravilhoso, ventilado, atendimento personalizado, ponto estratégico para descansar saboreando uma deliciosa comida. Precisa urgente ser reaberta, pois muitas pessoas deixaram de visitar a gruta, inclusive eu, pois o charme do passeio era a parada na praça de alimentação.

    ResponderExcluir