sábado, 10 de janeiro de 2015

Guaratuba – Mercado de Pescados

Guaratuba é uma das cidades mais bonitas e aconchegantes que eu conheço. Possui diversas praias, desde as mais badaladas, até recantos bucólicos, quase desertos. Tem uma linda e imponente baía com muitos rios bem preservados, manguezais e criatórios de ostras. Comporta também um longo trecho de serra, com uma vasta área de preservação permanente. Isso tudo sem falar que é um dos principais locais de veraneio do Paraná e recebe turistas de todo o País.


Dito isso, vamos falar do Mercado Municipal de Pescados de Guaratuba. Nas semanas passadas, já mostramos os mercados de Paranaguá e Matinhos. Esses locais têm grande importância para a manutenção dos costumes alimentares locais, além de contribuir para o sustento de toda uma comunidade de pescadores, cultivadores e beneficiadores de pescados do Litoral.


O Mercado de Pescados de Guaratuba é o menor, mais limpo e organizado, e também o mais caro entre os três. Possui cerca de 20 boxes com variedade interessante de peixes, crustáceos e moluscos.  Foi nesse mercado que encontramos os produtos mais vistosos e mais bem acondicionados. A ventilação é muito boa, evitando odores fortes.


Mesmo estando com preços acima dos mercados de Paranaguá e Matinhos, o mercado de Guaratuba tem preços convidativos, levando-se em conta que estamos em alta temporada. Além dos boxes de pescados há um restaurante com pratos típicos da culinária caiçara, uma loja de panelas e utensílios de cozinha, além de temperos e artesanato.

O Mercado fica longe das praias, mais perto da baía; mas além desse há outros mercados menores na Praia Central e na Praia de Caieiras.

Para quem, além da praia, gosta de cozinhar, é um prato cheio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário