quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Fumcul Paranaguá abre Edital para seleção de projetos culturais



Foi publicado no dia 28/11 o Edital 001/2015 da Fundação Municipal de Cultura de Paranaguá (Fumcul), para seleção de projetos culturais a serem executados em 2016.

O prazo para inscrição dos projetos é de 30 dias podendo ser prorrogado por mais 30 dias. Portanto, a princípio, a data limite é 27 de novembro.

Para auxiliar no processo de desenvolvimento dos projetos a Fumcul oferecerá Oficinas de Elaboração de Projetos Culturais.

O valor total dos recursos destinados será de R$700.000,00, sendo R$100.000,00 para cada um dos sete segmentos culturais sendo eles Artes Cênicas, Artes Visuais, Artesanato, Cultura Popular, Dança, Literatura, Música.

Diferente do Edital de 2014, desta vez os proponentes terão a possibilidade de serem contemplados com apenas um projeto, independentemente do segmento. Também diferente do ano passado, os recursos poderão ser realocados entre os segmentos.

Estão habilitadas a participar deste Edital, Pessoas Jurídicas Privadas de natureza cultural e/ou educacional (desde que relacionada com a educação cultural), em nome próprio ou coletivo, com ou sem fins lucrativos, atuantes nas áreas já definidas.

Os projetos serão avaliados e selecionados pela Comissão Municipal de Incentivo à Cultura. Esta é uma comissão temporária, formada por profissionais de capacidade técnica e cultural, especialmente para avaliação e seleção dos projetos, de acordo com os critérios definidos pelo Edital 001/2014.

O prazo final para a divulgação dos projetos aprovados é 28 de fevereiro de 2016.

O Edital 001/2015, Apêndice e Anexos está disponível na íntegra na página da Fumcul. 

Informações pelo e-mail duvidasfumcul@gmail.com

Na minha opinião como contemplado no Edital passado, o processo evoluiu e o trabalho da Fumcul e do Conselho Municipal da Cultura foi no sentido de aperfeiçoar os critérios para aprovação e execução dos projetos.

Só achei ruim o limite de apenas um projeto por proponente, visto que a burocracia é pesada, mesmo para os microempreendedores individuais. Estava planejando apresentar dois projetos, um como principal executor, outro como editor, mas terei que desistir (ou adiar) um deles.

Bom, agora é arregaçar as mangas e colocar a máquina para funcionar.

Com informações da Fumcul

Nenhum comentário:

Postar um comentário